Hoje, amanhã e sempre será o seu dia!


Muito mais do que um dia para presentear as crianças, esta data significa reflexão. Refletir sobre a situação atual de nossas crianças. Infelizmente, muitas delas ainda sofrem de maus tratos, discriminação, fome e não têm acesso à saúde e educação. No dia 1 de junho comemora-se o dia mundial das crianças. Como surgiu esta data?

Esse dia especial foi criado em 1950, alguns anos após a 2ª Guerra Mundial. Nesta época, vários países sofriam as cosequências da guerra. As condições eram muito precárias. A alimentação, a saúde eram escassas. As pessoas não tinham dinheiro. As crianças eram obrigadas a deixar os estudos para trabalhar e ajudar nas despesas de casa.

Diante desta situação, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, em 1950, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do mundo. O dia escolhido foi o 1 de junho do mesmo ano.

Foi proclamada, em novembro de 1959, a Declaração dos Direitos das Crianças pela Unicef. Esta declaração é constituída por dez princípios que reconhece à todas as crianças - independente de raça, cor, religião, origem nacional ou classe social - proteção e cuidados especiais para garantir o desenvolvimento sadio e normal e em condições de liberdade e dignidade; direito ao afeto, amor e proteção; alimentação, sáude e educação adequadas; proteção a qualquer tipo de negligência, crueldade e exploração; direito a um ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal.


Em 1989, foi elaborada pelas Nações Unidas a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento com várias leis de proteção à criança.

Foi reconhecido também pelas Nações Unidas que "em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e que importa assegurar uma atenção especial a essas crianças, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a proteção e o desenvolvimento harmonioso da criança e
a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento."

Idéia Legal parabeniza todas as crianças pela sua existência e pelo seu dia, que deve ser lembrado todos os dias do ano!


Faça uma homenagem clicando em comentário.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails