É dia de brincadeira!!!


Jogo das Cinco Marias


É gostoso lembrar das "velhas" e boas brincadeiras do tempo de nossa avó. Brincadeiras que proporcionam à criança inúmeras vantagens, como a interação social, desenvolver a coordenação motora, a noção de espaço.... enfim, a criança tem a oportunidade de ser criança! Hoje vamos aprender o Jogo das Cinco Marias, também conhecido como o Jogo dos Saquinhos. Então vamos lá. Pegue cinco saquinhos com enchimento e chame seus amigos. Tirem a sorte para saber quem começará o jogo.

1ª Manobra: o iniciante deverá jogar os saquinhos para cima e deixá-los onde cair no chão ou na mesa. Escolha um dos saquinhos. Jogue-o para o alto, enquanto ele estiver no ar tente pegar outro saquinho junto com este que jogou para o alto. Atenção! Não pode deixar o primeiro saquinho chegar ao chão, devendo pegá-lo juntamente com o outro do chão. Se caso o saquinho cair no chão, deverá passar a vez para o outro jogador. Quem completar esta etapa, pegando todos os saquinhos sem deixar o primeiro cair no chão, ganha 1 ponto e poderá passar para a 2ª manobra.

2ª Manobra: Agora fica um pouco mais difícil. O desafio desta manobra é conseguir pegar dois saquinhos de uma só vez, juntamente com aquele que jogou para o alto. Para realizar esta manobra, repita os procedimentos da 1ª. Jogue todos os saquinhos no chão. Escolha um saquinho e jogue-o para o alto. Enquanto ele estiver no ar, tente pegar dois saquinhos de uma só vez. Você deverá estar com três saquinhos na mão. Difícil? Então espie a 3ª manobra. Antes de passar para a próxima manobra, não esqueça de anotar o seu ponto.

3ª Manobra: Esta fase é um desafio e tanto. Agora tente pegar três saquinhos de uma só vez juntamente com o primeiro que jogou para o alto. Se conseguir, parabéns! Você poderá seguir para a 4ª manobra. Ufa! Anote seu ponto.

4ª Manobra: Esta fase é um tanto legal como cheia de obstáculos. Agora a "ponte" é introduzida na brincadeira. Você deve apoiar seu dedo indicador e o polegar no chão, formando uma espécie de ponte. Como nas outras manobras, escolha um saquinho e jogue-0 para o alto. Enquanto ele estiver no ar, você deverá passar um saquinho do chão por debaixo da ponte. Não pode deixar o saquinho cair no chão. Assim que acabar de passar o saquinho por debaixo da ponte deverá pegar o outro saquinho ainda no ar. Depois de conseguir passar todos os saquinhos de cada vez, passe dois de cada vez, passe três e finalmente passe os quatro. Você está quase chegando lá. Anote o seu ponto e vamos ver o próximo desafio.

5ª Manobra: Pegue todos os saquinhos e jogue-os para o alto. Antes deles caírem no chão, vire rapidamente sua mão (deixando as "costas" para cima) e tente apanhar o maior número de saquinhos. Quantos saquinhos conseguir apanhar, será o número de pontos que conseguirá fazer. Some os pontos desta manobra aos outros que já conseguiu fazer.

Não conseguiu completar todas as manobras? Não fique triste. O jogo é muito divertido até mesmo para quem consegue fazer uma ou duas manobras. Treine bastante, que com persistência e dedicação chegará à última manobra. Boa diversão, campeão! Um abraço, Jibas.

Indicado para crianças acima de 5 anos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails