Especial Festa Junina!

Olá Pessoal! O arraial do Projeto Idéia Legal já está pronto e convida vocês para participar dessa festa.

Venha conhecer mais um pouquinho sobre a origem das festas juninas, as comidas típicas, as músicas, a dança, os trajes, os santos homenageados e as brincadeiras mais usadas.

Você sabia que esta festa surgiu há muitos e muitos anos atrás?

As festas juninas (antigamente chamadas de junônias) foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, que também trouxeram um pouco dos costumes franceses, e hoje representa uma das principais festas populares brasileiras. Atualmente, a fertilidade é representada pelo casamento caipira e pelo farto banquete, as oferendas foram substituídas pelas simpatias e pelos pedidos que se fazem aos santos, os fogos de artifício e as bombinhas são usados para espantar o mau olhado.



Tradição Portuguesa

As festas são comemoradas seguindo três datas principais:

13 de junho - Festa de Santo Antônio
24 de junho – Festa de São João
29 de junho – Dia de São Pedro


Costumes Franceses

As quadrilhas são inspiradas nas danças de zonas rurais da França, onde os casais se cumprimentavam e trocavam de parceiros. Em algumas regiões do Brasil, o marcador ainda utiliza palavras de origem francesa: balancê (balançar o corpo no ritmo da música), anavan (em frente), anarriê (para trás), returnê (voltar aos seus lugares), tur (dar uma volta).

Os instrumentos musicais que acompanham essa dança geralmente são a sanfona ou acordeão, pandeiro, violão e o cavaquinho.

Os trajes mais usados para se dançar a quadrilha são: para os meninos, camisa xadrez, calça com remendos coloridos ou estampados, chapéu de palha, lenço no pescoço e botas. As meninas usam vestidos floridos com cores fortes, com babados e rendas, laço no cabelo e chapéu de palha.

Selecionamos duas músicas juninas que fazem parte dessa festa maravilhosa!

Balão vai subindo

O balão vai subindo
Vem vindo a garoa
O céu é tão lindo
E a noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração

Capelinha de Melão

Capelinha de Melão
É de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão
São João está dormindo,
Não me ouve não,
Acordai, acordai, acordai João

Gostinho brasileiro

As festas juninas têm o sabor da culinária indígena e suas comidas típicas são à base de grãos: milho cozido, pamonha, cuscuz de milho, canjica, bolo de fubá, bolo de milho, pipoca, pé-de-moleque, arroz doce, paçoca etc.

Para entrar no clima, vamos aprender como se faz uma paçoquinha? Então chame a mamãe para ajudar e mãos na massa!

Paçoquinha

Ingredientes:
500g de amendoim torrado e moído (já vende o saquinho pronto)
2 pacotes de biscoito maizena
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de achocolatado em pó

Modo de preparar:
Moer o amendoim e o biscoito maisena no liquidificador, até ficarem bem finos. Coloque em uma travessa e vá adicionando o leite condensado e o achocolatado, mexendo até virar uma pasta. Em seguida espalhe em uma forma de alumínio rasa, untada com margarina e leve a geladeira por duas horas. Corte em quadradinhos e sirva.

Diversão garantida!

Como não podíamos deixar de falar, chegou a hora de saber quais são as brincadeiras principais dessa festa.
Quem já não brincou de subir no pau de sebo, ou tentou acertar a boca do palhaço com uma bola de meia em troca de um brinde? As brincadeiras que fazem parte da festa junina são pra lá de divertidas e engraçadas. Deixam a infância com um sabor de quero mais e se transformam em belas lembranças.

Corrida de sacos
Corrida do ovo na colher
Boca do palhaço
Bingo
Jogo de Argolas
Pescaria
Pau-de-sebo

Correio Elegante


Separamos uma brincadeira bem legal para você fazer na festa junina, ou até mesmo na sua casa. É o famoso Correio elegante. Você já recebeu algum recadinho?

Separe os seguintes materiais: cartolina colorida, tesoura, caneta e uma caixinha para colocar os recadinhos. Transfira o molde de sua preferência para o papel e faça vários cartõezinhos.

Você pode deixar que a pessoa escreva a sua própria mensagem ou você já pode deixar uns bilhetinhos já escritos. Dicas de algumas mensagens para escrever nos cartõezinhos:

Estou de olho em você!
Vamos bater um papo?
Estou com saudade
Você está um show de caipira!
Vamos dançar quadrilha?
Você é especial.
Adorei conhecer você
Seu carinho é muito importante pra mim.
Adoro estar com você!

Lembre-se de que o correio elegante deve ser anônimo, você não pode se identificar! Quem recebeu deverá tentar adivinhar quem enviou o bilhetinho.

Veja como funciona o Correio Elegante:


Boa festa galerinha!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails