Escola sem paredes

Um novo modelo de escola já pode ser encontrado no Brasil. Importada de Portugal a “Escola sem paredes” é um lugar onde não se vê as tradicionais salas de aula com carteiras enfileiradas. O que se encontra são espaços educativos onde o aluno estuda com prazer as matérias de seu maior interesse e realizam suas próprias avaliações.

Espelhada na Escola da Ponte, em Portugal, a escola Municipal Desembargador Amorim Lima, localizada na cidade de São Paulo, é a primeira e única da rede pública a adotar essa nova metodologia de ensino.

A proposta inovadora surgiu da vontade de resgatar o aprendizado pessoal dentro de uma coletividade. Derrubar paredes significa compartilhar experiências para construir o verdadeiro conhecimento.

O modelo tradicional, muitas vezes, coloca a criança como coadjuvante do processo de aprendizagem e acaba incentivando a falta de interesse e a decoreba. Ao contrário, o novo sistema instiga na criança o interesse pelo aprender, levando-a a ter autonomia de pensamento.

Num país em que o acesso à educação de qualidade é para poucos, como no Brasil, é necessário tomar medidas para que os estudantes encontrem mais sentido e prazer na construção do saber e reconheçam o seu importante papel neste processo.

Por Renata Gonçalves

Visite

http://www.amorimlima.org.br/

www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails