Resposta ao leitor

Boa noite,

Meu filho tem tirado notas ruins na escola, ele é inteligente mas tem muita, muita preguiça de estudar, adora uma televisão, das 7 matérias 5 ele ficou de prova complementar, isso tem me preocupado muito e não tenho sabido lidar com a situação por favor alguma sugestão?



Cara leitora,

O processo de aquisição de conhecimento ocorre da seguinte forma: as informações passadas pelo professor são processadas pelo cérebro e para serem armazenadas necessitam de uma revisão diária, vamos colocar de forma bem clara, imagine um pedra de mármore e a areia da praia, quando escrevemos uma frase na areia da praia logo vem uma onda e leva todas as informações embora e quando escrevemos no mármore a frase se perpetua. Esse exemplo nos revela que todas as informações recebidas precisam ser perpetuadas no cérebro. Para que seu filho armazene as informações recebidas em sala de aula, será necessário encaixar no cotidiano dele o hábito do estudo, rever o que foi aprendido em sala de aula, fazer ou refazer alguma atividade relacionada ao que foi aprendido.

A dica que tenho para seu filho é que em algum momento do dia seja inserido o estudo. Para facilitar tente estimular o aprendizado do seu filho com alguma atividade da escola que seja no computador ou até vídeo aulas, já que ele possui o gosto por televisão. Em algumas emissoras da TV encontramos explicações sobre temas que ensinam nas escolas, de acordo com a idade do seu filho. Outra estratégia seria iniciar o hábito de estudo aos poucos, começando com dez minutos ao dia e depois aumentando. Sei que será difícil mudar o cotidiano do seu filho, mas pense, não será impossível.

O que devemos nos preocupar é que só armazenamos o que é significativo para nós e se seu filho continuar assistindo TV o tempo todo seu cérebro armazenará somente os momentos de recebimento das informações significativas para ele, que nesse caso estarão na TV.

Um abraço,

Vanessa Mara - Psicopedagoga

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails