Chupeta e mamadeira podem atrapalhar fala, respiração e mastigação



Fonte: dentalpress.com.br

Encontrei uma matéria muito interessante no site Minha Vida, escrita pela fonoaudióloga Solange Dorfman, que fala sobre as alterações que podem ser causadas pelo uso prolongado da chupeta e mamadeira.

É recomendável que a chupeta e mamadeira seja retirada até no máximo aos dois anos de vida, se não pode causar problemas no alinhamento dos dentes, na movimentação correta da língua durante a fala, flacidez na musculatura facial e favorecer a respiração oral.

Um dica dada pela fonoaudióloga é após um ano ir substituindo a mamadeira pelo copinho com canudo. Há no mercado alguns copos mais modernos com formato anatômico, bocal de silicone e sistema antivazamento,  ideais para a fase de transição da mamadeira para o copo. Já a chupeta, após os 6 meses deve ser oferecida apenas para a criança dormir. Logo depois que ela pegar no sono, esta deve ser retirada do berço.

A mastigação é muito importante para o desenvolvimento de todas as estruturas que envolvem a fala e precisa ser bem treinada. A partir de 6 meses a criança já pode ser estimulada com mordedores, pedaços de carne e de pão. A papinha deve ser amassada apenas com garfo e não batida no liquidificador. Depois de 1 ano e meio a alimentação da criança já é bastante semelhante a do adulto.

Ainda na mesma matéria outra fonoaudióloga, Patrícia Junqueira, dá mais dicas importantes como dar preferência a alimentos mais fibrosos (legumes crus e frutas), pois estes ajudam no desenvolvimento da musculatura e dos ossos da face. Ela também ressalta que é necessário variar o cardápio com cores, texturas, consistências diferentes e que é importante estabelecer local adequado e horário para as refeições.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails