Alfabetização: Dica de leitura

Coleção Estrelinha

As histórias acompanham todos os níveis de alfabetização. Estão divididas em três níveis de leitura: Estrelinha I, II e III. 

Estrelinha I:

Uma história para quem está se iniciando na aprendizagem da leitura. Palavras de sílabas simples em frases curtas e repetidas.


Fazem parte desta Coleção os seguintes livros
* O Pato e o Sapo
* O Peru de Peruca
* Regina e o Mágico
* A Foca Mamosa
* O Galo Maluco
* O Macaco e a Mola 

Estrelinha II:

Uma  História para quem já lê tanto as sílabas simples quanto as complexas. As frases são curtas; há predomínio de períodos simples, com ocorrência eventual de coordenação.


Fazem parte desta Coleção os seguintes livros:
*O Sonho da Vaca
* A Onça e a Anta
* O Menino e o Muro
* A Arara Cantora
* O Caracol Viajante
* O Macaco Medroso 
Estrelinha III:

Uma História para treino de leitura da criança recém-alfabetizada. Há predomínio de frases em ordem direta e de períodos simples, ocorrendo também a coordenação e a subordinação.

Fazem parte desta Coleção os seguintes livros:
* O Mistério da Lua
* O Barulho Fantasma
* A Festa Encrencada
* O Peixe Pixote
* O Susto do Periquito
* Um Palhaço Diferente 


Sobre a autora

A mineira Sonia Junqueira vive em Belo Horizonte, onde atua como editora de literatura infantil e juvenil. É formada em Letras e já foi professora de Português e de Teoria da Literatura.  A estreia de Sonia como autora foi em 1984, com o lançamento da coleção Estrelinha, dedicada a leitores em fase de letramento. 

O reconhecimento foi imediato: no mesmo ano, ela recebeu o Prêmio Jannart Moutinho Ribeiro na categoria Revelação de Autor Infantil, da Câmara Brasileira do Livro (CBL).  Hoje, já são cerca de 80 títulos de sua autoria destinados às crianças, como os das coleções Caldeirão da Bruxa, Baú de Histórias, Histórias do coração,além dos títulos Um dia, um pássaro, O dia em que um super-heroi visitou a minha casa, Amora, A fiandeira de ouro, entre outros. Sonia trabalha com livros, seja editando, seja escrevendo. 

Para a autora, é fundamental compartilhar esse grande prazer que é ler e escrever, que considera “um presente dos deuses”. E ela completa:  “Muitas vezes, quando estou lendo ou escrevendo, me percebo de repente com uma sensação intensa de felicidade, de prazer porque posso fazer isso. Nesses momentos, costumo parar e saborear essa sensação, me entregar a essa felicidade”.

Fontes: Editora Ática 
             Livraria Book Toy

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails