Assim como a amarelinha, pular elástico era uma das brincadeiras mais populares entre as meninas nos anos 80. Era muito comum vê-las pulando elástico na rua, em quintais, nas escolas e até dentro de casa. Os meninos bem que tentavam entrar na brincadeira, mas como na amarelinha, as meninas reinavam absolutas e davam sempre um couro nos garotos. Até hoje é assim, vê-se mais meninas do que meninos pulando corda ou elástico.
Além de ser divertido, pular elástico é super barato, pois para brincar somente é necessário um elástico de roupa. Algumas lojas de material esportivo ou escolar até vendem o elástico pronto para brincadeira, mas se quiser imporvisar o seu próprio elástico, basta separar 2 metros de elástico de roupa e dar um nó. Pronto, agora é começar a brincar.
Regra básica para pular elástico: duas crianças ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Uma terceira criança começa a pular, fazendo uma sequência de saltos, ora pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. Se errar a sequência dos movimento ou tropeçar, passa a vez. Mas, se acertar, o grau de dificuldade aumenta.
A recomendação atualmente é que crianças acima de 6 anos comecem a pular elástico. A atividade favorece a coordenação motora, concentração e raciocínio da criança, desenvolve a capacidade cardiovascular além de promover a socialização e cooperação. Isso sem contar no trabalho muscular! Dá para brincar em qualquer lugar com um certo espaço, até dentro de casa, mas é mais legal brincar em parques, no quintal ou praças.