O seu filho é o que ele come!

Comportamento e alimentação
Os transtornos de comportamento na criança, como a hiperatividade, falta de atenção, agressividade e impulsividade, também tem relação com a alimentação.

De acordo com estudiosos do departamento de química da Universidade de Surrey, Reino Unido, os aditivos, corantes e conservantes que se encontram nos produtos alimentares, causam alterações comportamentais em algumas crianças.

Com o acompanhamento de grupos de crianças, os cientistas descobriram que alguns corantes podem levar a reações adversas após 30 minutos depois de ingerido. Os principais causadores disso seriam os metais tóxicos, como o chumbo e o alumínio, além dos corantes alimentíceos. Dentre as reações observadas está a urticária e o cansaço.

Ao contrário dos laboratórios farmacêuticos, que possuem uma fiscalização rigorosa, os fabricantes de produtos alimentares não são obrigados por lei a realizar testes comprovando a segurança de seus produtos para a saúde.

Sendo assim, é importante que pais e crianças se instruem sobre as comidas que estão consumindo.

Corantes e conservantes tem relação com hipertatividade em crianças
"Aditivos como corantes e conservantes -usados em batatas fritas industrializadas, bebidas e doces - podem causar hiperatividade e acessos de raiva em crianças, sugere um estudo realizado por uma organização britânica."

Uma pesquisa feita pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, concluiu que corantes e conservantes encontrados em alimentos infantis e refrigerantes podem ser relacionados a hiperatividade e distúrbios de concentração em crianças.

O pesquisador responsável pelo estudo, Jim Stevenson, defendeu que algumas misturas de corantes artificiais e benzoato de sódio, um conservante usado em sorvetes e doces, estavam ligadas a um aumento de hiperatividade.

"No entanto, os pais não devem achar que é possível prevenir problemas de hiperatividade completamente apenas retirando esses aditivos da comida", explicou ele. "Sabemos que há muitos outros fatores nessa questão, mas pelo menos este (a ingestão de aditivos) é um que a criança pode evitar."

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

A hiperatividade e o Déficit de atenção caracteriza-se pela manifestação dos sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. E para que seja feito o diagnóstico desse transtorno, a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir de forma significativa na vida, no desempenho escolar e no desenvolvimento da criança.
Estima-se que em média 7% das crianças em idade escolar (entre 5 a 10 anos) sofrem algum tipo de desordem de atenção, com sintomas como impulsividade, dificuldade de concentração e atividade excessiva.

Apesar de ser um transtorno com estudos recentes, médicos acreditam que fatores como a genética, o nascimento prematuro, o ambiente e a criação também podem ser associados à hiperatividade.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails