Hoje, amanhã e sempre será o seu dia!


Muito mais do que um dia para presentear as crianças, esta data significa reflexão. Refletir sobre a situação atual de nossas crianças. Infelizmente, muitas delas ainda sofrem de maus tratos, discriminação, fome e não têm acesso à saúde e educação. No dia 1 de junho comemora-se o dia mundial das crianças. Como surgiu esta data?

Esse dia especial foi criado em 1950, alguns anos após a 2ª Guerra Mundial. Nesta época, vários países sofriam as cosequências da guerra. As condições eram muito precárias. A alimentação, a saúde eram escassas. As pessoas não tinham dinheiro. As crianças eram obrigadas a deixar os estudos para trabalhar e ajudar nas despesas de casa.

Diante desta situação, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, em 1950, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do mundo. O dia escolhido foi o 1 de junho do mesmo ano.

Foi proclamada, em novembro de 1959, a Declaração dos Direitos das Crianças pela Unicef. Esta declaração é constituída por dez princípios que reconhece à todas as crianças - independente de raça, cor, religião, origem nacional ou classe social - proteção e cuidados especiais para garantir o desenvolvimento sadio e normal e em condições de liberdade e dignidade; direito ao afeto, amor e proteção; alimentação, sáude e educação adequadas; proteção a qualquer tipo de negligência, crueldade e exploração; direito a um ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal.


Em 1989, foi elaborada pelas Nações Unidas a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento com várias leis de proteção à criança.

Foi reconhecido também pelas Nações Unidas que "em todos os países do mundo há crianças que vivem em condições particularmente difíceis e que importa assegurar uma atenção especial a essas crianças, tendo devidamente em conta a importância das tradições e valores culturais de cada povo para a proteção e o desenvolvimento harmonioso da criança e
a importância da cooperação internacional para a melhoria das condições de vida das crianças em todos os países, em particular nos países em desenvolvimento."

Idéia Legal parabeniza todas as crianças pela sua existência e pelo seu dia, que deve ser lembrado todos os dias do ano!


Faça uma homenagem clicando em comentário.

Trenzinho de Pinos


Ao encaixar os pinos, a criança estará exercitando a coordenação motora. Além disso, permite realizar movimentos para frente e para trás.
Indicação: a partir de 1 ano e meio.

Passa Figuras

As crianças deverão conduzir as figuras geométricas de um lado até o outro. Os pinos de madeira dificultarão a passagem, exigindo maior habilidade motora. Este brinquedo, além de estimular a coordenação motora, contribui para aquisição dos conceitos de cor e forma.
Indicação: a partir de 2 anos.

Medidor Infantil - Girafa


Clique na imagem para ampliá-la

Este painel pode ser feito para acompanhar os progressos no crescimento da criança. Mede até 120 cm de altura.

Jogo de Argolas


Este brinquedo estimula a pontaria, controle de força e coletividade, visando maior dinâmica em grupo.
Indicação: a partir de 3 anos.

Pantufinhas Divertidas





Aos cinco meses de idade o bebê está descobrindo seus pés e por isso brinca tanto com eles. Assim, vai se preparando para a fase em que fica de pé e começa a andar. E para alegrar ainda mais a brincadeira e estimulá-lo, estas pantufas com aplique de animais em feltro são uma ótima opção. As crianças maiores também adoram, pois acham super divertido terem estes bichinhos agarrados aos seu pés!

Caminhão com Pinos


Este caminhão possui seis pinos de diferentes cores. Ao encaixar os pinos a criança desenvolve coordenação motora e noção de espaço. Permite ainda explorar o conceito de cor.
Indicação: a partir de 1 ano e meio.

É dia de brincadeira!!!


Jogo das Cinco Marias


É gostoso lembrar das "velhas" e boas brincadeiras do tempo de nossa avó. Brincadeiras que proporcionam à criança inúmeras vantagens, como a interação social, desenvolver a coordenação motora, a noção de espaço.... enfim, a criança tem a oportunidade de ser criança! Hoje vamos aprender o Jogo das Cinco Marias, também conhecido como o Jogo dos Saquinhos. Então vamos lá. Pegue cinco saquinhos com enchimento e chame seus amigos. Tirem a sorte para saber quem começará o jogo.

1ª Manobra: o iniciante deverá jogar os saquinhos para cima e deixá-los onde cair no chão ou na mesa. Escolha um dos saquinhos. Jogue-o para o alto, enquanto ele estiver no ar tente pegar outro saquinho junto com este que jogou para o alto. Atenção! Não pode deixar o primeiro saquinho chegar ao chão, devendo pegá-lo juntamente com o outro do chão. Se caso o saquinho cair no chão, deverá passar a vez para o outro jogador. Quem completar esta etapa, pegando todos os saquinhos sem deixar o primeiro cair no chão, ganha 1 ponto e poderá passar para a 2ª manobra.

2ª Manobra: Agora fica um pouco mais difícil. O desafio desta manobra é conseguir pegar dois saquinhos de uma só vez, juntamente com aquele que jogou para o alto. Para realizar esta manobra, repita os procedimentos da 1ª. Jogue todos os saquinhos no chão. Escolha um saquinho e jogue-o para o alto. Enquanto ele estiver no ar, tente pegar dois saquinhos de uma só vez. Você deverá estar com três saquinhos na mão. Difícil? Então espie a 3ª manobra. Antes de passar para a próxima manobra, não esqueça de anotar o seu ponto.

3ª Manobra: Esta fase é um desafio e tanto. Agora tente pegar três saquinhos de uma só vez juntamente com o primeiro que jogou para o alto. Se conseguir, parabéns! Você poderá seguir para a 4ª manobra. Ufa! Anote seu ponto.

4ª Manobra: Esta fase é um tanto legal como cheia de obstáculos. Agora a "ponte" é introduzida na brincadeira. Você deve apoiar seu dedo indicador e o polegar no chão, formando uma espécie de ponte. Como nas outras manobras, escolha um saquinho e jogue-0 para o alto. Enquanto ele estiver no ar, você deverá passar um saquinho do chão por debaixo da ponte. Não pode deixar o saquinho cair no chão. Assim que acabar de passar o saquinho por debaixo da ponte deverá pegar o outro saquinho ainda no ar. Depois de conseguir passar todos os saquinhos de cada vez, passe dois de cada vez, passe três e finalmente passe os quatro. Você está quase chegando lá. Anote o seu ponto e vamos ver o próximo desafio.

5ª Manobra: Pegue todos os saquinhos e jogue-os para o alto. Antes deles caírem no chão, vire rapidamente sua mão (deixando as "costas" para cima) e tente apanhar o maior número de saquinhos. Quantos saquinhos conseguir apanhar, será o número de pontos que conseguirá fazer. Some os pontos desta manobra aos outros que já conseguiu fazer.

Não conseguiu completar todas as manobras? Não fique triste. O jogo é muito divertido até mesmo para quem consegue fazer uma ou duas manobras. Treine bastante, que com persistência e dedicação chegará à última manobra. Boa diversão, campeão! Um abraço, Jibas.

Indicado para crianças acima de 5 anos.

Quebra-Cabeça Borboleta

Neste lindo quebra-cabeça colorido a criança deverá fixar as peças nos espaços correspondentes, formando a figura de uma borboleta.

Indicação: a partir de 2 anos e meio.

Montanha Russa

Neste brinquedo a criança conduz as peças de cores e formas diferentes de um lado até o outro. Permite realizar várias manobras como subir, descer, ir para esquerda, para direita e movimentos em espiral. É uma ótima opção para desenvolver a coordenação motora, noção de espaço e trabalhar a discriminação de cores e formas.
Indicação: a partir de 1 ano e meio.

Bate Bola

Com este brinquedo de madeira as crianças desenvolverão sua força. Ficarão fascinadas ao verem as bolinhas se movimentarem pelo arco de arame.
Indicação: a partir de 1 ano e meio.

Cubos de Encaixe


Estes cubos coloridos permitem à criança encaixar e empilhar. São ótimos para desenvolver a coordenação motora e noção de espaço dos pequeninos.
Indicação: a partir de 1 ano e meio.

Dedoche Os Três Porquinhos


Os dedoches são "fantoches" de dedo. Com eles a criançada entra no mundo do Era uma vez... e aprendem as mais lindas histórias infantis.
Indicação: a partir de 3 anos.

Fantoche de Girafa

O Fantoche permite às crianças imaginar, fantasiar, enfim... explorar o mundo lúdico.
Indicação: a partir de 3 anos.

Blog em construção!















Em breve muitas idéias legais para vocês!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails